António Zambujo e Carminho
Espetáculo inédito com António Zambujo e Carminho.
Local: Teatro Cidade das Artes. Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca.
Data: 20 de junho, às 22h.
ANTÓNIO ZAMBUJO | fadista
Com raízes no cante alentejano, às quais regressa sempre, António Zambujo traz na sua música, a harmonia das vozes, a cadência das frases e o tempo de cada andamento. Seu primeiro álbum, “O mesmo Fado”, foi lançado em 2002 e recebeu o prêmio de “Melhor Nova Voz do Fado”, pela Rádio Nova FM. Seu álbum, “Quinto”, mostra um pouco de sua paixão pela música brasileira. Recentemente, o seu novo álbum “Rua da Emenda” streita para amores arraçados de fadista, ora se transforma em avenida larga para escalas que trazem todo o mundo (Brasil, França, Uruguai, África) para a dimensão maior de um artista português.
Influenciado por João Gilberto e Caetano Veloso, deixa-se envolver pelo fado e desenvolve um estilo singular, original, que funde todos estes elementos numa abordagem surpreendente.
CARMINHO | fadista
Carminho estreou-se a cantar em público aos doze anos, no Coliseu. Convivendo de perto com algumas das figuras maiores da verdadeira essência do fado, canta ocasionalmente na Taverna do Embuçado. Em 2009 editou o seu primeiro álbum, Fado, considerado «a maior revelação do fado da última década» (Time Out) e um dos dez melhores álbuns pela conceituada revista britânica Songlines. Já no final de 2012 Carminho realizou um sonho de sempre e gravou com Milton Nascimento, com Chico Buarque e com Nana Caymmi, do que resultou uma reedição de Alma, contendo os três novos temas. Em 2013 Carminho afirmou- se como uma das artistas portuguesas mais internacionais, levando a sua voz aos quatro cantos do mundo, sendo distinguida em Portugal com um Globo de Ouro e com o Prémio Carlos Paredes e vendo ambos os seus álbuns atingirem a marca da dupla platina. O seu mais recente Albúm Canto nas 14 faixas há participações brasileiras de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Jaques Morelenbaum e Carlinhos Brown.