mensagem
do presidente

Somos o que queremos, na forma como o fazemos.

A atual administração da Fundação Luso-Brasileira, que tenho a honra de presidir, tomou posse em 2014 com um objetivo tão inequívoco quanto estrutural: dar um novo fôlego às relações entre Portugal e o Brasil com resultados palpáveis.  Não pretendemos fazer tudo, mas queremos deixar algo feito. Algo que faça sentido, que nos ajude a aproximar o que tem estado injustificadamente distante, a unir o que se separou sem razão, a somar em vez de subtrair.

A Fundação Luso-Brasileira é uma instituição portuguesa de direito privado que tem por finalidade promover e apoiar iniciativas de carácter Cultural, Educativo, Tecnológico e Patrimonial a serem concretizadas em Portugal, no Brasil e nos restantes países e territórios de língua oficial portuguesa.

A Fundação está ao serviço das empresas e de todos os agentes que promovem a aproximação económica, empresarial e cultural, em particular, entre Portugal e o Brasil mas, também, entre estes dois países e restantes membros da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.

O espaço da lusofonia é, cada vez mais, um espaço de crescimento, de encontro e de relevância à escala global. Seja pelos 250 milhões de falantes de Português (325 até 2050), pelo mais de um milhão de empresas que detêm um PIB superior a 2.5 biliões de dólares, isto é, cerca de 4 % do PIB mundial e que operam em países da CPLP, ou pelos recursos naturais que países como Brasil, Moçambique e Angola têm vindo a descobrir e a explorar e que equivalem já a mais de 50% das descobertas de petróleo e gás feitas nos últimos anos.

Acreditamos que a Lusofonia é a nossa casa, que o português é um instrumento poderoso e que a cultura dos países de língua oficial portuguesa é a rede que interliga continentes, países, personalidades, empresas e empresários, instituições e políticas.

Comprometemo-nos, por isso, em dois sentidos: fazer mais, fazer melhor.

Amigos

Identificação e Diferenciação dos Amigos da Fundação Luso-Brasileira, Amigos Institucionais e Parceiros.

Conselho de Administração

Nuno Fernandes Thomaz